Recuperando a auto estima!

Recuperando a auto estima!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Goiaba reduz colesterol e ajuda no emagrecimento

Seu aroma inconfundível faz com que seja facilmente identificada, seja na feira, no varejão, no supermercado ou mesmo na rua. Encontrada em qualquer época do ano, a goiaba é uma fruta muito saudável, saborosa e versátil. Pode ser consumida ao natural ou em sucos, doces e geléias.

Originária da América Central e do Sul, a fruta possui alto valor nutritivo, pois contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.

Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável conforme a maturação do fruto. A cor da polpa também varia, podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.


PROPRIEDADES MEDICINAIS

A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias. Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Porém, deve ser evitada por pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou apresentam intestino preso.

A espécie de polpa vermelha é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea. Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras. Ingerir um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

Achou a goiaba demais? Pois além de todas essas vantagens, a fruta ainda possui baixas calorias. Uma unidade com 100 gramas, por exemplo, tem pelo menos 57 calorias. Até o famoso Romeu & Julieta é uma opção de sobremesa mais light. A clássica combinação de goiabada (30 gramas) com uma fatia de 25 gramas de queijo prato soma apenas 171 calorias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mari,

Te vi no blog da Areta e vim te conhecer, eu amo goiaba...to te linkando tá?

Beijos!

Aretha disse...

Oi Mari, eu amooo Goiabaaaa!!! Amoooo muito, adorei a dica!

Beijosss e ótima semana!!!