Recuperando a auto estima!

Recuperando a auto estima!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Corpo em forma de “Maçã” ou de “Pêra”?

É frequente dividir-se os obesos em duas categorias:
Os indivíduos com uma distribuição da massa gorda de tipo andróide, frequentemente chamada forma de “maçã”, indicando que a maioria da sua
gordura corporal é intra-abdominal e distribuída à volta do estômago e do tórax;
E indivíduos com um distribuição da massa gorda de tipo ginóide, frequentemente designada por forma de “pêra”, indicando que a maioria da sua gordura corporal se encontra distribuída pelas ancas, coxas e nádegas.
Os homens têm uma maior probabilidade de terem a forma de “maçãs” enquanto as mulheres de terem uma forma de “peras”.
A forma de distribuição da gordura corporal pelo corpo afecta a saúde das pessoas com excesso de peso. Nos corpos em forma de maçã, a gordura não se localiza apenas entre a pele e os músculos, mas também dentro da cavidade abdominal causando uma compressão interna nos órgãos. Desta forma, as pessoas com esta distribuição de gordura corporal correm maiores riscos de virem a sofrer de doenças cardiovasculares e diabetes.
A relação da obesidade com a pressão alta é tão elevada que, segundo alguns estudos, estima-se que 70% dos pacientes obesos hipertensos, deixam de sê-lo ao emagrecerem.
Por outro lado, as pessoas com corpos em forma de pêra, localizada abaixo do abdómen, costumam sofrer de complicações vasculares e ortopédicas como varizes, dores nas pernas e edema. No entanto, esta distribuição não oferece tantos riscos como a distribuição em forma de maçã.
Embora, por ser uma característica herdada, não podemos alterar a forma da distribuição da gordura pelo corpo, podemos reduzir os riscos controlando o peso do nosso corpo.

4 comentários:

Sempre em busca do melhor... disse...

Oii!!!
A calculadora é nesse site

http://www.dietaesaude.org/calculo-taxa-de-gordura.php

Aline Satiko disse...

Muito interessante essa matéria!!!!
bj e boa semana!!!

Mari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dimarinha disse...

Olá.... Gostei muito do seu blog e quero convidá-la para visitar-me. E como posso encontrar mais informações sobre esse tipo de dieta??? vc ja leu algum livro sobre?????
Bjus.
Edmara.
- http://enkantosdaboamesa.blogspot.com
- http://edypinturaseartes.blogspot.com
- http://edypinturaseartescomrevistas.blogspot.com