Recuperando a auto estima!

Recuperando a auto estima!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alimentos e estado de espírito

Estudos revelam que o cardápio está relacionado a fenômenos psíquicos

A história de que pessoas estressadas não devem abusar de alimentos muito açucarados, gordurosos, fritos, carnes gordas, bebidas alcoólicas, café e chá preto tem total fundamento quando surgem os resultados de estudos de especialistas sobre a relação entre a comida e os estados de humor, bem-estar e alívio de efeitos do estresse.

Peixes, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, por exemplo, são fontes de tirosina – aminoácido relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos neurotransmissores que promovem o estado de alerta, disposição e alegria.

O consumo de ômega 3 é outra observação que parece estar relacionado com o bom humor.
Este ácido graxo é encontrado na maioria dos peixes. Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo.

Já o mineral selênio pode ser um auxiliador na melhora do estado de espírito.
Suas fontes são:
castanha do pará, nozes e amêndoas, atum, semente de girassol e cereais integrais.

2 comentários:

Jenny disse...

Oi Mari! Amei esse seu post! Adoro peixe, mas aqui em casa meus pais não são muito fãs... aí eu sobro! Ehehhee. Uma coisa que eu adoro é Kani. E tem pouquíssimas calorias! Se eu pudesse comeria peixe pelo menos umas 3 vezes na semana! Bgada pelo post no meu blog tá? Estive sumida mas já voltei a ativa!!! Beijos! E vamo que vamo!!!

Dieta e Prazer - Mey disse...

Olá, adorei o post !!!!!

estamos juntas nesta luta !

beijos

www.romeyka.zip.net