Recuperando a auto estima!

Recuperando a auto estima!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cuidado com o diet e light

Você é do time daquelas que quando deseja eliminar alguns quilinhos, vai ao supermercado e compra tudo diet e light? Se sim, comece a entender um pouco mais o que significa um alimento ser light ou diet e veja se realmente ele pode te ajudar a ficar de bem com a balança.


De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para um alimento ser considerado light, ele deve ter 25% a menos de nutrientes (gorduras, colesterol, sódio, etc) ou do valor energético. Por exemplo: um alimento com menos quantidade de sódio presente, pode ser light e ter a mesma quantidade de gorduras que o produto tradicional.


Por este motivo é importante avaliar se vale a pena consumir um produto light. Para reduzir peso é importante diminuir o consumo de calorias de forma adequada e praticar exercícios. Dependendo da composição nutricional do alimento, a opção light pode ser bem vinda, como em alguns produtos onde o total de calorias e a gordura do alimento é bem reduzida.

É preciso que as pessoas criem o hábito de verificar a informação nutricional no rótulo dos alimentos.

Quanto ao diet, para um alimento ganhar esta denominação, ele precisa ser isento de algum nutriente, que pode ser o açúcar, ou sódio, gordura ou proteína. Este tipo de produto é indicado para pessoas com diabetes, hipertensão, etc.

Se o seu objetivo é eliminar peso fique atento. Exemplo: um sorvete diet, provavelmente não terá nada de açúcar em sua composição, mas poderá ter mais gordura que o tradicional, então para quem não é diabético e apenas deseja emagrecer, vale a pena consumir o diet?

O mesmo se aplica ao chocolate e outros doces. Para fazer boas escolhas, que possam te ajudar no processo de emagrecimento e também na promoção da sua saúde, fique atento no rótulo nutricional.

Algumas pessoas relatam que não tem condições para fazer uma dieta, pois não poderá comprar produtos light e diet. Garanto para você, que não é preciso comprar este tipo de produto para emagrecer, o importante é saber fazer escolhas saudáveis, isso sim é fundamental.

Com a palavra Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

Um comentário:

Meninas de Pantufa disse...

Olá Mari, tudo bem amiga?
então, obrigada pela visitinha e sobre a sua pergunta sobre os refrigerantes zeros, eu encaminhei á uma Nutricionista e assim que ela responder, colocarei no meu blog..

Bom eu procuro não ir muito atrás dos lights... assim só de suco e refri, o resto procuro comer os normais pq assim quando chegar na hora de manter o meu peso, o meu organismo já estará acostumado........

beijão......