Recuperando a auto estima!

Recuperando a auto estima!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cuidado com o diet e light

Você é do time daquelas que quando deseja eliminar alguns quilinhos, vai ao supermercado e compra tudo diet e light? Se sim, comece a entender um pouco mais o que significa um alimento ser light ou diet e veja se realmente ele pode te ajudar a ficar de bem com a balança.


De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para um alimento ser considerado light, ele deve ter 25% a menos de nutrientes (gorduras, colesterol, sódio, etc) ou do valor energético. Por exemplo: um alimento com menos quantidade de sódio presente, pode ser light e ter a mesma quantidade de gorduras que o produto tradicional.


Por este motivo é importante avaliar se vale a pena consumir um produto light. Para reduzir peso é importante diminuir o consumo de calorias de forma adequada e praticar exercícios. Dependendo da composição nutricional do alimento, a opção light pode ser bem vinda, como em alguns produtos onde o total de calorias e a gordura do alimento é bem reduzida.

É preciso que as pessoas criem o hábito de verificar a informação nutricional no rótulo dos alimentos.

Quanto ao diet, para um alimento ganhar esta denominação, ele precisa ser isento de algum nutriente, que pode ser o açúcar, ou sódio, gordura ou proteína. Este tipo de produto é indicado para pessoas com diabetes, hipertensão, etc.

Se o seu objetivo é eliminar peso fique atento. Exemplo: um sorvete diet, provavelmente não terá nada de açúcar em sua composição, mas poderá ter mais gordura que o tradicional, então para quem não é diabético e apenas deseja emagrecer, vale a pena consumir o diet?

O mesmo se aplica ao chocolate e outros doces. Para fazer boas escolhas, que possam te ajudar no processo de emagrecimento e também na promoção da sua saúde, fique atento no rótulo nutricional.

Algumas pessoas relatam que não tem condições para fazer uma dieta, pois não poderá comprar produtos light e diet. Garanto para você, que não é preciso comprar este tipo de produto para emagrecer, o importante é saber fazer escolhas saudáveis, isso sim é fundamental.

Com a palavra Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Comece já a luta contra as rugas!

Confira estas cinco super dicas da revista Ana Maria para prevenir as rugas:

1 – Não exagere ao lavar o rosto
O óleo natural da pele cria uma proteção anti-rugas

2 – Pare de fumar
Largando o cigarro o quanto antes, você retarda o processo de envelhecimento

3 – Proteja-se, Use óculos de sol!
Franzir os músculos dos olhos forma pés-de-galinha.

4 – Use bons cremes
Alguns produtos ajudam a tirar as células mortas da pele. Bons cremes antiidade também ajudam a restaurar a firmeza

5 – Beba água
Mais da metade da nossa pele é formada por água. Beber oito copos por dia mantém a pele hidratada. E é de graça!

Use e abuse dos Sucos!


Sucos Nutritivos

Saiba de mais uma forma saudável de emagrecer consumindo bebidas refrescantes que nutrem e hidratam o organismo

Você já deve saber que as frutas são ótimas aliadas de qualquer programa de emagrecimento, não é mesmo? Por conterem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, elas contribuem para uma perda de peso saudável e bastante saborosa. Seus valores nutricionais podem ainda ser potencializados quando esses alimentos são consumidos juntamente com outros vegetais e hortaliças.

Entre seus benefícios, os sucos auxiliam no trato intestinal, ajudam na retenção hídrica, repõem nutrientes gastos pelo organismo no seu funcionamento e disponibilizam a dose certa de energia que você necessita para suportar a correria do dia-a-dia. Por conterem ainda uma baixa quantidade de calorias e índice de gordura, eles também proporcionam um emagrecimento saudável sem que você sinta aquela incômoda sensação de fome, já que os mesmos possuem fibras.

Segue alguns exemplos de frutas mais consumidas e suas respectivas funções para nossa saúde:

Abacaxi: contém proteínas, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e C. Ajuda na eliminação de toxinas;

Banana: possui vitaminas A, C, B1, B2 e B5, auxiliando o sistema digestivo e nervoso;

Laranja: rica em fibras, proteínas e vitaminas A, B e C. Ajuda no equilíbrio do sistema nervoso e poderoso antioxidante;

Mamão papaia: possui vitaminas A e C, além de betacaroteno e minerais como fósforo, cálcio, ferro, potássio e sódio. Auxilia no funcionamento do intestino e contém poucas calorias;

Maracujá: possui potássio, ferro, fósforo e vitamina C. Controla a ansiedade;

Melancia: rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Desintoxicante e diurético natural;

Se fôssemos detalhar a importância de cada fruta ficaríamos aqui por muito tempo, por isso, segue algumas receitinhas de sucos turbinados e cheios de pique para vocês:

Hortelã, maçã verde e melão (116 calorias): refrescante, essa delícia é rica em potássio, o que faz dela uma excelente opção para repor os minerais perdidos depois de um esforço físico. Ainda auxilia no combate à fadiga. Bata no liquidificador ¼ xícara (chá) de folhas de hortelã, 1 maçã verde sem casca, 1 fatia de melão;

Água-de-coco, pêssego e abacaxi (160 calorias): hidratante e contém manganês, mineral importante para o metabolismo energético. O pêssego ainda é ótima fonte de vitaminas do complexo B, que diminuem o estresse e aumentam o pique. Bata no liquidificador 150 ml de água-de-coco, 2 pêssegos e 1 xícara (chá) de abacaxi picado;

Guaraná com açaí (260 calorias): possui vitamina C e cafeína. Repõe a energia após atividade física intensa e fornece pique para passar o dia com força total. Bata no liquidificador 1 unidade de polpa de açaí (100g) fresca ou congelada, 2 colheres (sopa) de xarope de guaraná e água para completar 300 ml.

É isso aí pessoal! Vamos usar e abusar do poder dos sucos naturais! Eles são ótimos aliados em um plano de emagrecimento saudável e muito bons no dia-a-dia de qualquer um, apenas para manter o bem-estar natural.